Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisadores
Início do conteúdo da página

Pesquisadores

Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 18h05 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2017, 14h38 | Acessos: 2704

Dalmo Mandelli
Química Tecnológica
 sala: 612-3  | 4996-8360 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Graduação, Mestrado e Doutorado em Química pela UNICAMP (1992, 1994 e 1999, respectivamente). Desenvolveu parte do Doutorado na Delft University of Technology (Holanda). Estagiou na University of Bergen (Noruega), Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule (Aachen, Alemanha) e Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica). Atualmente é Professor e Pesquisador na Universidade Federal do ABC atuando na área de catálise, mais especificamente na metátese, oxidação e hidrogenólise catalítica de compostos orgânicos utilizando processos ambientalmente corretos com a finalidade de produzir insumos para indústria de petróleo, plásticos, aromas e produtos farmacêuticos. Tem experiência em quimiometria e na identificação e quantificação de compostos orgânicos por CG, CG-EM, CLAE, RMN e IV.

Everaldo Carlos Venancio
Síntese, Caracterização e aplicação de materiais poliméricos funcionais
 sala: 601-1  | 4996-8200 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Possui graduação em Quimica pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Química (Físico-Química, 1996) e doutorado em Química (Físico-Química, 2000) pela Universidade de São Paulo. Atuou como Pós-Doc (2002-2004) e como Senior Research Scientist (2005-2007) na University of Pennsylvania, atuando no Grupo de Pesquisa do Prof. Alan G. MacDiarmid (Prêmio Nobel de Química, 2000) e também no U.S.A. DOE Center of Excellence on Hydrogen Sorption Materials. Tem experiência na área de Química de Materiais, com ênfase nos seguintes temas: Nanociência e Nanotecnologia. A linha de pesquisa está focada em Síntese, Caracterização e aplicação de materiais poliméricos funcionais. Atualmente atua como Professor Adjunto IV. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC, Santo André (SP), de Setembro de 2010 a Agosto de 2013 e Coordenador Adjunto de Fevereiro-Agosto de 2010.

José Fernando Queiruga Rey
Materiais não metálicos e instrumentação cientifica
sala: 716-1  | 4996-8264 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Tecnologia Nuclear Materiais pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais não metálicos e instrumentação Cientifica. Atuou como físico no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, tendo como principais atividades o comissionamento da linha de luz “SAXS 2” e a transferência de dipolo da linha “SAXS 1”. Na Universidade Federal do ABC foi coordenador do Program de Ensino e Aprendizagem Tutorial (PEAT), do Bacharelado em ciência e tecnologia (BC&T) e pro-reitor de graduação.

 

Leonardo José Steil
Química Orgânica
sala: 612-3  | 4996-8360 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de compostos com atividade farmacológica, estereosseletividade, catálise assimétrica, modificação estrutural da superfície de nanopartículas e desenvolvimento de processos “verdes” para síntese orgânica.

Márcio Santos Silva
Química Orgânica
sala: 610-3  | 4996-8385 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Possui mestrado na área de química verde pela UFPel e doutorado na área de síntese orgânica pela USP. Professor da Universidade Federal do ABC, tem experiência nos seguintes temas: Química Verde, Compostos Organocalcogenetos, Reagentes Organometálicos e Ressonância Magnética Nuclear.

Marco Antonio Bueno Filho
Química Orgânica. Conceituação em Química.
Sala: 618-3  | 4996-8366 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Graduado em Química pelo Instituto de Química – IQUSP: Bacharelado com atribuições tecnológicas (2000) e Licenciatura (2007). Mestre em Química pelo IQUSP (2004) com foco em síntese orgânica, proposição mecanística e catálise de transferência de fase. Doutor em Química  pelo IQUSP (2010) com foco em processos de aprendizagem sobre estereoquímica no Ensino Superior. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC com interesses em processos de conceituação em química sobre estrutura e reatividade sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais.

Mirela Inês de Sairre
Química Medicinal
sala: 644-3  | 4996-8392 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Possui Graduação em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP – USP (Bacharel-2001, Atribuições tecnológicas-2002 e Licenciatura-2003) e Doutorado em Química pela mesma instituição, FFCLRP – USP (03/2007). Realizou pós-doutoramento no Instituto de Física de São Carlos, IFSC – USP, durante o período de 04/2007 a 03/2010. Atualmente é docente da Universidade Federal do ABC, como Professora Doutora Adjunto II. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e Química Medicinal.

Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha
Síntese Orgânica, Enzimologia e Biologia Química
sala: 636-3  | 4996-8384 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (2000), Doutor em Química (Química Orgânica) pela Universidade de São Paulo (2005), Pós-Doutorado em Bioquímica na Universidade Federal de São Paulo (2005-2008). Tem experiência em Química Orgânica, especialmente em Química de Organometálicos e de Elementos Não-Metálicos (Selênio e Telúrio), Química de Peptídeos e Peptídeo-conjugados e Enzimologia (Cinética Enzimática). É orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC. Seus interesses de pesquisa estão centrados na investigação de propriedades e efeitos de compostos químicos (sintéticos ou naturais) em sistemas biológicos: Inibidores enzimáticos diversificados, ligantes para cromatografia de afinidade e marcadores de afinidade enzimática baseados em elementos não-metálicos visando à compreensão de suas propriedades tóxicas ou farmacológicas.

Sergio Brochsztain
Nanotecnologia do Petróleo
sala: 712-1  | 4996-8260 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Livre-Docente em Química Orgânica pelo Instituto de Química da USP, atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Pesquisador com formação interdisciplinar, possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela USP, Mestrado na área de Micelas e Interfaces pelo Instituto de Química da USP e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de Tel-Aviv (Israel). Tem experiência em áreas diversas, como Síntese Orgânica, Espectroscopia (UV/visível, fluorescência, infravermelho e RMN), Fotoquímica e Eletroquímica. Atua desde 1998 na área de Novos Materiais e Nanotecnologia, utilizando fluoróforos orgânicos diversos (notadamente os corantes perilênicos e imidas aromáticas) para funcionalização de novos materiais. Os principais projetos em andamento consistem de: (a) construção de filmes automontados de fosfonato de zircônio; (b) complexos de inclusão entre cromóforos orgânicos e ciclodextrinas; (c) funcionalização de peneiras moleculares mesoporosas como catalizadores para o craqueamento do petróleo. Publicou um capítulo de livro e cerca de 30 artigos em revistas internacionais de alto impacto. Atua como assessor ad hoc da FAPESP e como revisor das revistas Langmuir, Journal of Physical Chemistry, Microporous & Mesoporous Materials, Materials Research Bulletin e Journal of Photochemistry and Photobiology. Já formou 4 alunos de Mestrado e 1 de Doutorado, e atualmente orienta 2 alunos de Doutorado.

Wagner Alves Carvalho
Química Inorgânica
sala: 638-3  | 4996-8386 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

É graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Fez estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas e no Centre for Surface Chemistry and Catalysis, University of Leuven (K.U.Leuven), Belgium. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC e orientador de mestrado/doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da UFABC. É coordenador do Programa de Doutorado Acadêmico Industrial. Tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise e processos de adsorção, com atividade de pesquisa nos seguintes temas: hidrogenólise, hidrogenação e oxidação catalítica, reações de conversão de polióis, controle ambiental, peneiras moleculares, zeólitas naturais, argilas, nióbia e carvões ativados.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página